quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Visita ao Estado de Minas Gerais

Wilians Zanchim


 
Estive em viagem para o estado de Minas Gerais no mês de  janeiro, e visitei as cidade de Teófilo Otoni, Ataléia e os distritos de São Miguel, Frei Gaspar. Durante a viagem pude observar a cultura dos mineiros, que por sinal é muito bonita. Mas também pude perceber a falta de infra-estrutura nas cidades mineiras.
 
  

Durante o trajeto que percorri, infelizmente pude presenciar alguns acidentes de transito. O Estado de Minas que possui a maior malha rodoviária do Brasil e também o desrespeito dos motoristas com as Leis de Trânsito.
Pude observar que no distrito de São Miguel os ônibus que levam os trabalhadores estão em estado de conservação precária, eles não tem condições de transportar os trabalhadores. As estradas estão intransitáveis, e quando chove as pessoas não conseguem sair do local de carro, somente a cavalo. São Miguel é um distrito que existe hã mais de 40 anos e é esquecido pelo Governo de Minas.
 
  

Já a cidade de Teófilo Otoni, que tem uma população de aproximadamente 130 mil habitantes, é conhecida como a cidade das pedras preciosas. As casas são construídas uma em cima da outra, já que o terreno dessa cidade é composto por morros, e quando chove forte, os estragos são grandes, com enchentes e deslizamentos. Existe um rio que separa a cidade em duas partes. As ruas são super estreitas para a circulação de carros. Podemos observar também que em Teófilo Otoni os habitantes mantêm seus costumes vendendo carnes ao ar livre penduradas em ganchos. As feiras livres são bastante freqüentadas pelos visitantes que compram  os tão famosos queijos de Minas Gerais.
 
 
  
Enquanto passávamos pela rodovia que liga os estados da Bahia ao Espírito Santo, encontramos dois acidentes graves. O primeiro que envolveu dois carros e que resultou em 7 jovens feridos no acidente, chegamos antes da polícia e dos socorristas. Já no segundo acidente encontramos no meio da estrada  uma carreta carregando leite tombada, mas nada de mais grave aconteceu com o motorista.

Wilians Zanchim é estudante de Jornalismo em Maringá.

Nenhum comentário: